
Uma arte que não é apenas um espelho da realidade mas uma força transformadora e vital capaz de reabrir a potência da vida.
— Fernando Ticoulat no livro Sonhos ao Sol: Miragens da Arte na América Latina
Assista à gravação na íntegra e, abaixo, confira detalhes do curso:
– Existem vários tipos de arte. Então sempre retomamos essa pergunta: o que é arte?, e “arte” é uma palavra praticamente sem significado. Tudo cabe nela e, ao mesmo tempo, nada cabe; mas tentar delimitar um certo escopo é uma crença num potencial político da arte, num potencial de transformação.

Leonora Carrington, "Les distractions de Dagobert", 1945
Eu inauguro o texto, inclusive, dizendo que é muito comum falarmos que arte é importante porque ela cria mundos. Mas exatamente o que isso significa? Acho que essa foi uma das intenções por trás do livro: trazer uma arte que cria mundos.
Didier William, "Comet Liberation", 2023
Aqui, vamos falar sobre arte como linguagem, como afeto, como sublime, maravilhamento, abordar o inconsciente, abordar o sonho e, por fim, máquinas de desejo.
Tem esse germe comum de todas as obras — de criar mundos, de criar narrativas — porque a gente acredita em arte. Nós acreditamos numa arte que faz diferença, numa arte que gere diferenças e num mundo que é melhor quanto mais diferenças tiver.
Claudia Andujar, "Pista de pouso militar na região de Surucucus", 1983 e Roberta Stoddart, "Sleepwalkers", 2009-2017
Nós advogamos pelo dissenso, pelo contraditório, pelo diferente – porque é isso que enriquece quem somos, isso que enriquece a forma como vivemos juntos e, enfim, a graça da vida tá um pouco aí.