Conheça os autores: Criatura Som e Seus Espectros

Conheça os autores: Criatura Som e Seus Espectros

Saiba mais sobre os curadores que assinam ensaios e entrevista inédita em Criatura Som e Seus Espectros, primeira monografia sobre a obra de Vivian Caccuri.

Bernardo José de Souza faz exposições, escreve e investiga arte contemporânea. Atualmente trabalha como curador independente, atuando em Madrid. Foi diretor artístico da Fundação Iberê Camargo entre 2017 e 2019, em Porto Alegre. Fez parte da equipe curatorial da 19ª Bienal de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil (2015) e foi membro da equipe curatorial da 9ª Bienal do Mercosul (Porto Alegre, 2013). Entre as exposições nas quais atuou como curador estão O desacordo: Um teatro de depoimentos (2024) e O diabo a pagar no sertão (2022), ambas no NKW / Neuer Kunstverein Wien (Viena); Film as Muse, no Salzburger Kunstverein (Salzburg, 2021); An Exhibition With Works By..., no Kunstinstituut Melly (Rotterdam, 2020); Beleza e devastação: ou o eterno retorno, no Solar dos Abacaxis (Rio de Janeiro, 2019); Unanimous Night, no Contemporary Art Center (Vilnius, 2017); e A mão negativa, no Parque Lage (Rio de Janeiro, 2015).

Cecilia Alemani é uma curadora italiana, radicada em Nova York. Desde 2011, é diretora Donald R. Mullen Jr. e curadora-chefe do High Line Art, programa de arte pública do High Line Park, em Nova York. Foi curadora do 12º Site Santa Fe Internacional (Santa Fe, EUA, 2025). Entre 2020 e 2022, foi diretora artística da 59ª Bienal de Veneza, na qual assinou a curadoria da aclamada exposição The Milk of Dreams [O Leite dos Sonhos]. Foi também diretora artística da edição inaugural da Art Basel Cities: Buenos Aires (2018) e curadora do Pavilhão Italiano na 57ª Bienal de Veneza (2017). Nos últimos 20 anos, Alemani desenvolveu uma expertise no comissionamento e na produção de obras de arte ambiciosas para o espaço público e locais inusitados.

Nascido na Suíça, Olivier Berggruen estudou história da arte na Brown University (Providence, EUA) e no Courtauld Institute of Art (Londres). Entre 2002 e 2007, foi curador adjunto da Schirn Kunsthalle Frankfurt. Em 2024, publicou Formes du désir: une brève histoire de la collection d’art [Formas do desejo: Uma breve história da coleção de arte] (Le Presses du Réel).