
Após o sucesso de pré-venda, o livro de Wendy Andrade, Eu Consigo Te Ver Feliz, está de volta ao ar e disponível para compra!
O livro é a estreia editorial do fotógrafo e artista carioca, em que ele apresenta uma pesquisa poética sobre a relação de jovens negros com o mar, explorando-o como símbolo de liberdade, ancestralidade e resistência.
Ah, as compras realizadas durante a pré-venda já estão com nossa empresa parceira de logística e, em breve, todes receberão suas cópias 🤲
Os saltos coreográficos e brincadeiras registrados por Andrade acontecem em portos que, historicamente, foram locais de chegada de navios negreiros – territórios ressignificados por esses corpos em movimento. Andrade reforça: “esses meninos, num salto, ressignificam toda a história”.
Com textos assinados pelos curadores Ana Paula Vitorio e Eder Chiodetto, o livro amplia o alcance das imagens ao conectar os gestos físicos desses corpos a reflexões sobre memória e cultura. Como aponta Ana Paula Vitorio, o “mortal”, salto que os garotos executam com destreza e alegria, é também metáfora para o enfrentamento cotidiano de quem sabe que a sobrevivência é uma conquista diária. Eder Chiodetto apelida os registros de Wendy de “coreofotografias”, posicionando o mar e a relação do fotógrafo com os jovens como espaços de transformação e expressão criativa.
Sobre o artista:
O fotógrafo Wendy Andrade, que conta com uma comunidade de mais de 400 mil pessoas em plataformas digitais, é autor de séries e projetos como Todo menino é um mar, que registra a alegria, o lazer e a liberdade de meninos brincando no mar, e Retrato Negro, projeto fundado em 2015 em que se propôs a produzir 366 retratos de pessoas pretas à sua volta.