
Está no ar Sonhos ao Sol – Miragens da Arte na América Latina, publicação que celebra o poder dos sonhos na arte latino-americana, explorando a força do surreal e do inconsciente na produção artística da região.
"Aqui, o sonho não é um refúgio, mas um portal para uma dimensão em que a imaginação flui sem as amarras da lógica, revelando a complexidade de uma região que continuamente reinventa seus mitos e narrativas enquanto desafia as convenções de qualquer realidade objetiva." – Fernando Ticoulat, Organizador e curador da publicação.
Em sequência à nossa série sobre arte latino-americana, na qual abordamos temas pertinentes à região, o livro mergulha no universo dos sonhos. Por meio desta pesquisa, buscamos explorar como o imaginário onírico permeia, transita e se integra à criação artística do continente.
Com mais de 120 anos de arte fantástica produzida na América Latina, Sonhos ao Sol traz uma seleção de cerca de 140 artistas, celebrando a riqueza criativa da região.
O livro assume a forma de uma grande exposição coletiva e nos convida a explorar o maravilhoso, o oculto, a magia e o sinistro numa jornada que abraça o mistério e a potência da vida. Compre aqui!
Com edição de Marina Dias Teixeira e Yasmin Abdalla, e projeto gráfico de Felipe Chodin e Camila Regueira, Sonhos ao Sol apresenta artistas como Claudia Andujar, Tarsila do Amaral, Aycoobo, Belkis Ayón, Barrão, Denilson Baniwa, Antonio Berni, María Berrío, Leonora Carrington, Jill Mulleady, Paulo Nimer Pjota, Juan O'Gorman, Antonio Obá, Xul Solar, Tunga, Adriana Varejão, Remedios Varo, Sandra Vásquez de la Horra, Cecilia Vicuña, entre outros grandes nomes da arte latino-americana.
"Montamos uma imagem na capa a partir da tipografia usada no livro. Ali, está escrito Sonhos ao Sol, mas pela natureza da fonte, foi possível criar uma forma que está aberta a interpretação tal como uma mancha de Rorschach. A composição, remete, portanto, ao mistério, como se o leitor estivesse prestes a entrar no mundo dos sonhos." – Felipe Chodin, Diretor de arte.