Prazer, Vivian Caccuri

Prazer, Vivian Caccuri

Nascida em São Paulo e radicada no Rio de Janeiro, Vivian Caccuri investiga o som como vestígio sensorial que atravessa corpos, objetos, paisagens e a passagem do tempo. Interessada em expressões sonoras historicamente subestimadas ou repelidas, a artista propõe uma reorientação perceptiva desses elementos em esculturas, composições, desenhos e performances.



Seus trabalhos fazem o público sentir, mais do que apenas ouvir, histórias que se expandem em novas ficções vibratórias. Ao articular conexões entre a rua, a boate e o museu, sua obra é concebida como uma partitura sensorial, na qual som e silêncio narram e fabulam o tempo histórico.

Explorando essa interseção entre som e arte, em 2013 a artista publicou seu primeiro livro O que faço é música (7 Letras), investigando os primeiros discos de vinil feitos por artistas plásticos no Brasil, garantindo-a o Prêmio Funarte de Produção Crítica em Música. Ainda em 2019, Caccuri lançou seu primeiro disco de vinil, A Soul Transplant [Um transplante de alma].

 

Conheça mais do trabalho de Vivian Caccuri garantindo sua cópia de
Criatura Som e seus Espectros!


Publicada pela Act Arte com apoio institucional das galerias Almeida & Dale e A Gentil Carioca
, a monografia apresenta textos de curadores que vêm acompanhando o trabalho de Caccuri ao longo dos anos, e a partir de diferentes lugares do mundo: o brasileiro Bernardo de Souza e o historiador de arte e crítico suíço Olivier Berggruen assinam ensaios que mergulham em diferentes aspectos da obra da artista, e a italiana Cecilia Alemani, diretora artística da 59ª Bienal de Veneza, conduz uma entrevista inédita com Caccuri sobre o desenvolvimento de seu relacionamento com o som.

O arrojado projeto gráfico, assinado por Felipe Chodin, inclui elementos com estética reminiscente de barras de volume, QR codes direcionados a plataformas de áudio e vídeo, além de recursos como a incorporação de desenhos de mosquitos, componente visual e sonoro muito presente na obra da artista. A edição é de Marina Dias Teixeira e Yasmin Abdalla.