Un Lento Venir Viniendo, Capítulo I

Nov 19, 2022
Un Lento Venir Viniendo, Capítulo I

MAC Niterói, Rio de Janeiro
19 de novembro de 2022 a 5 de março de 2023

Un Lento Venir Viniendo – Capítulo I inaugura um projeto expositivo itinerante concebido como uma narrativa em capítulos, apresentando diferentes obras da Coleção argentina Oxenford, mantendo um fio conceitual contínuo. Realizada no Museu de Arte Contemporânea de Niterói, essa exposição marca o primeiro movimento dessa história, propondo uma aproximação entre a arte contemporânea argentina e o contexto brasileiro.

Com curadoria de Mariano Mayer e organização da Act Arte, a mostra apresenta um panorama sensível da produção artística argentina das últimas décadas, afastando-se de leituras históricas lineares ou classificações rígidas por movimentos e gerações. O projeto aposta em uma construção por afinidades, ressonâncias e fricções, privilegiando modos de fazer, precariedades, afetos e formas de habitar o mundo que atravessam essa cena artística recente.

Escopo curatorial

O título Un lento venir viniendo — traduzido livremente como “um lento vir vindo” — funciona como método e metáfora. Evoca um processo que se constrói no tempo, em duas direções: o tempo da formação de um conjunto de obras e o tempo da recepção pública, que se desdobra capítulo a capítulo. No MAC Niterói, esse primeiro gesto não se apresenta como clímax, mas como ponto de partida de uma narrativa maior que seguirá por outras instituições brasileiras.

A curadoria propõe um diálogo atento entre as obras e a arquitetura icônica do MAC, projetado por Oscar Niemeyer e suspenso sobre a Baía de Guanabara. Nesse contexto, a exposição ganha uma dimensão quase cinematográfica, em que a paisagem, o percurso espacial e as obras se articulam para criar uma experiência marcada pela observação lenta, pela deriva e pelo encontro.

Mais do que apresentar obras individualmente relevantes, o conjunto busca produzir fricção. Pinturas, fotografias, vídeos, instalações e outras linguagens contemporâneas são colocadas em relação para fazer emergir questões recorrentes da arte argentina recente: instabilidade, precariedade material, inteligência visual irônica, melancolia política e formas de resistência não panfletárias.

Artistas participantes

A exposição reúne trabalhos de 37 artistas argentinos contemporâneos, entre eles:

Florencia Bohtlingk
Alejandra Seeber
Inés Raiteri
Florencia Vecino
Julio Le Parc
Diego Bianchi
Fernanda Laguna
Mariela Scafati
Eduardo Navarro
David Lamelas

Esses artistas compõem um campo diverso, no qual convivem nomes já consolidados e vozes mais recentes, articulando uma gramática expandida da cena argentina contemporânea.

Um projeto em capítulos

Un Lento Venir Viniendo – Capítulo I é o primeiro ato de um projeto itinerante que se desdobra em diferentes cidades e instituições, cada uma respondendo ao seu contexto específico. Após o MAC Niterói, o projeto seguiu para o Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo (Capítulo II), e posteriormente para a Fundação Iberê Camargo, em Porto Alegre (Capítulo III), reafirmando seu caráter processual e relacional.

Ao longo desse percurso, a exposição se constrói menos como um ensaio em movimento sobre circulação, tradução e aproximação entre contextos artísticos latino-americanos.

Serviço

Un Lento Venir Viniendo – Capítulo I
MAC Niterói – Museu de Arte Contemporânea
Mirante da Boa Viagem, s/n
Niterói, Rio de Janeiro

Período: 19 de novembro de 2022 a 5 de março de 2023

Aug 26, 20230 commentsFernando Ticoulat