📊 Neste ano, a 7ª Pesquisa Setorial do Mercado de Arte volta a mapear a dimensão do mercado de arte no Brasil, bem como os comportamentos e motivações de seus agentes. Promovido pela Associação Brasileira de Arte Contemporânea e ApexBrasil, no âmbito do projeto Latitude, e sob assessoria técnica da Act Arte, este novo relatório foi realizado com base em dados coletados com galerias e entrevistas com especialistas do setor, entre feiras de arte, casas de leilão e consultores.
Em breve, ele estará disponível para download. Inscreva-se aqui para receber a Pesquisa Setorial 2024.
🗓 O evento presencial de lançamento acontece no dia 07 de fevereiro, no Goethe Institut, às 10h. Com a presença de Victoria Zuffo, presidente da ABACT, e Fernando Ticoulat, diretor da Act Arte, e Karen Hayashi, representante da ApexBrasil. Programe-se.
Por trás da Pesquisa Setorial
Act Arte
Fundada em 2017 por Fernando Ticoulat, a Act Arte atua em todas as frentes de criação, curadoria, produção e gestão de exposições, publicações, pesquisas e projetos culturais que inovam, atraem e se conectam com o público ao redor do mundo.
ABACT
A ABACT - Associação Brasileira de Arte Contemporânea representa cerca de 60 galerias de arte contemporânea no Brasil e promove ações educativas, de profissionalização e incentivo à desburocratização do setor das artes visuais.
ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.
Pesquisadores
Fundador da Act Arte, Fernando Ticoulat é bacharel em direito pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e pós-graduado em Arte: Crítica e Curadoria pela PUC-SP. Atualmente, é mestrando em Teoria Crítica na European Graduate School (Suíça).
Ana Paula Moreno é pós-doutora em Mercado da Arte pela FGV, doutora em História da Arte pela Universidade Mackenzie, mestre em Administração pela Maastricht School of Management e mestre em Cultura pela Universidade de São Paulo.
Katya Hochleitner é doutora e mestre em Estética e História da Arte pela Universidade de São Paulo, e integrante dos Grupos de Economia do Mercado da Arte e do Art Economics Task Force do Centro FGVInvest da FGV EESP.